Da galinha (ruiva) ao ovo (e à ciência!)

De volta para mais uma semana, continuam as descobertas sobre o milho... desta vez na companhia da Galinha Ruiva e da sua história sensorial.

Depois passamos à ação, experimentando se seria muito difícil desenhar uma galinha os mais pequeninos também quiseram, mas recorreram à pintura. A coisa resultou de tal forma, que os mais crescidos também quiseram

Os mais crescidos registaram a história nos seus cadernos... para mais tarde recordar!

Não faltaram brincadeiras nas áreas, onde continuamos a explorar os espaços e materiais, e a inventar novas formas de os usar.

O dia terminou com festa a dobrar: a L na sexta fez 5 anos e o R. fez ontem 4 anos. Estão ambos de parabéns, e com eles festejamos, partilhando dois deliciosos bolinhos caseiros

Os nossos dias começam sempre ao redor da mesa grande e cada um marca a sua presença ao chegar. É uma das rotinas diárias que fazemos cada vez com maior facilidade.
As galinhas ruivas que ontem iniciamos encheram-se de criativos pormenores, ao gosto de cada um, com recurso à colagem de diversos elementos...

A história da Galinha Ruiva foi novamente escutada, desta vez em versão áudio, e também sequenciada através de imagens que foram primeiro coloridas, recortadas e coladas pela ordem certa!

As nossas estagiárias Bia e Guida, acabadas de chegar, para connosco ficarem durante o primeiro semestre, estiveram a brincar connosco.

Uma das atividades que reúne mais adeptos é a brincadeira com os materiais de fim aberto disponíveis na sala... o que relembrou a caixa sensorial de milho, que estivemos a montar e deu origem a muito interesse: encher, despejar e manusear o milho é mesmo muito agradável!

O "TPC" de ontem 😀 foi cumprido e chegaram os ovos combinados, para podermos fazer o pão doce da Galinha Ruiva, que já nos enviou a receita! 
Mas os nossos planos foram adiados, pois hoje só estávamos 12. 
No entanto, observamos e comparamos os ovos, reparando nas suas diferenças e semelhanças... e realizamos operações matemáticas com eles!

Escutamos o mar num búzio, ao analisar a organização dos nossos materiais da natureza e realizamos as rotinas diárias.

Terminamos a sequência da história e começamos a fazer as capas para guardar as produções que começam a acumular-se... decidimos as cores e como as decorar e quisemos usar carimbos de letras e figuras.

Continuamos a organizar a sequência da historia da Galinha Ruiva...

Também brincamos e criamos coisas giras, como este jardim zoológico, inventado pelo FR.

Demos continuidade àquilo que nos vem ocupando... chegaram mais ovos de casa e estivemos a fazer contas de somar! Depois tivemos de dividir, para ver quantas receitas de pão doce poderemos fazer!
Um novo livro trazido pela ML veio acrescentar informação às curiosidades sobre os ovos, contando o que lhes acontece entre o galinheiro e o nosso prato, a partir da aventura da Galinha Marieta!

Continuamos a colagem da sequência da história da Galinha Ruiva (estamos mesmo a terminar!) e a decoração das nossas capas. 


Fizemos a pintura da capa "em projeto" e passamo-la para a capa pintando "à vista"... e brincamos! 
Hoje pudemos ir lá fora

O livro trazido ontem pela ML tem, entre muitas e interessantes, uma informação especialmente curiosa: que a segunda sexta-feira de outubro é o Dia Mundial do Ovo!
E a segunda sexta-feira de outubro é... hoje! Nem de propósito...


Então resolvemos fazer alguma coisa para comemorar: uma experiência (também sugerimos fazer o pão doce, mas fica para a próxima semana, pois teremos o Dia da Alimentação).
Será que um ovo flutua?
Foi o que procuramos descobrir, mas não resultou só com água.
Mas reparamos num efeito engraçado, o ovo dentro da água parece maior!
Então adicionamos outros produtos à água, que fomos sugerindo: bicarbonato (V.)

Farinha (B.)

E também experimentamos adicionar à água açúcar e sal, mas um de cada vez.
Conseguimos finalmente fazer flutuar o ovo com o sal, pois a água ficou mais densa!
Então tentamos partir o ovo dentro do frasco, abanando-o... 
Estava difícil, a água protegia o ovo, mas depois de dar a volta à mesa grande, com todos a abanarem com muita força, conseguimos!
E assim conseguimos observar a gema e a clara que o compõem.

Continuamos os projetos de decoração das capas e brincamos, também no alpendre, pois continuou a chover... alguns pequenitos aproveitaram para descansar no intervalo do almoço
Assim foi a nossa semana!|
Bom fim de semana para todos 😊


Comentários