Espantos e descobertas em torno da ciência escondida nos ovos...

O dia começou com as novidades do fim de semana e, entretanto, chegou uma visita:
Era a tia Flora, do JD, que é professora de instrumento e que veio mostrar-nos o seu violino, respondendo a um pedido do sobrinho.
Vimos, tocamos e ouvimos esse instrumento que quase ninguém tinha visto ainda ao vivo!
Cantamos até uma canção tradicional portuguesa, acompanhada ao violino 😉
Muito obrigada por esta oportunidade!

Depois de contarmos as novidades do fim de semana, os mais crescidos registaram as suas no caderno de artes, demos continuidade à decoração das capas e brincamos. No final da manhã partilhamos em grande grupo o que fizemos.


Depois do almoço, que alegria! 
A chuva deu tréguas e fomos brincar lá para fora, na relva, na floresta e na areia do parque, onde já não íamos há muito tempo!

"O ovo do Ivo"  foi o livro que nos fez companhia na terça-feira, continuando as descobertas sobre o milho que se iniciaram com a desfolhada tradicional e que seguiram novos rumos com a história da Galinha Ruiva...

Experimentamos cozer um ovo e depois pesamos o ovo cru e o cozido e descobrimos que o segundo é mais pesado do que o primeiro, usando a balança de pratos. 
Pensamos em formas de tirar a casca ao ovo e encontramos duas, partir e deixar sair a gema e a clara, ou retirar a casca ao ovo cozido.
Mas uma nova experiência "mágica" mostrou-nos que há outra maneira de o fazer, sem lhe tocar!
- Impossível! - disse logo o FR.
Será?

Entretanto, continuamos as capas que faltavam terminar, brincamos e aceitamos o desafio de meter outra vez o Ivo no seu ovo, com recurso ao recorte e à colagem  


Também brincamos ao faz-de-conta como galinhas, no "galinheiro" da casa da árvore
Não faltaram cacarejos!

Em Dia Mundial da Alimentação, as nossas assistentes esmeraram-se em proporcionar uma sobremesa diferente, bonita e saudável, a todas as crianças: espetadas de fruta! 
Muito obrigada

Tal como combinado concluímos a história da Galinha Ruiva fazendo o pão doce de milho e comendo-o com muito apetite! 

Mas não sem antes partilharmos parte dele com os amigos da Sala 2, que partilharam também connosco o seu doce de abóbora. Foi um lanche duplamente delicioso

Realizamos a primeira visita à Biblioteca Municipal Itinerante, onde requisitamos os primeiros livros para leitura em família, no âmbito do Projeto do PNL Leitura em Vaivém.

Finalmente, observamos o resultado da experiência de retirar a casca ao ovo sem lhe tocar...
Afinal não era impossível!
Os ovos, um cozido e outro cru, ficaram mesmo sem casca, após 24h mergulhados em vinagre!
O efeito da acidez fez com que ficassem apenas cobertos pela membrana (a pele, que parecia papel). 
O ovo cru tornou-se até em ovo saltitante e tanto saltou... que rebentou 😂

Também brincamos... claro! 

A quinta-feira foi um dia de espantos, começando na primeira aula de música deste ano com a prof. Marcisa, no âmbito do Projeto "Música a Tempo", patrocinado pela Câmara Municipal e pela Academia de música de Viana do Castelo. 
Foram momentos serenos e agradáveis, onde contactámos com instrumentos de metal: o gongo, o sino, a taça tibetana, os pratos e o sino do silêncio e usamos a voz num tom baixo, normal e alto!

Durante o resto da manhã terminamos (finalmente!) todas as capas, inventamos "projetos" individuais, fizemos criações 3D com plasticinas e pauzinhos e brincamos...


De tarde, na companhia da educadora Daniela, que às quintas-feiras também está connosco, fizemos mais uma experiência com ovos! 
Desta vez a "magia" foi diferente: será possível enfiar um ovo numa garrafa com o gargalo estreito? 
O G. quase descobriu como se fazia  pois viu um vídeo na internet!

A sexta é dia de surpresas de casa, altura em que gostamos de trazer algo para partilhar com os amigos e entre vários brinquedos, chegou também o Quico, o agapone do V. que passou a manhã connosco

Organizamos as produções destas primeiras semanas nas capas, separando o que irá para os portefólios. Dedicamos algum tempo à área de expressão que temos frequentado menos e, na maior parte dos casos, estivemos a recortar e a colar...

Começamos a registar as regras que definimos para a hora da refeição e cumprimo-las, comendo pela nossa mão!

À tarde, um jogo novo despertou o nosso interesse...

Também a área dos projetos esteve repleta de criadores entusiasmados  com rolos de papel... o que irá sair daqui? Na próxima semana veremos!
Bom fim de semana!

Comentários