Do São Martinho à metamorfose da lagarta...

Em dia de São Martinho, manda a tradição que se faça um magusto à moda antiga: juntar a caruma para acender a fogueira e assar as castanhas!

Foi o que se fez, mais uma vez, na nossa escola, com a colaboração dos pais: saboreamos a bela castanha assada, de sumo de laranja acompanhada!

De manhã, a Guida contou-nos esta Lenda histórica através de teatro de sombras, realizamos desenhos sobre essa história intemporal e brincamos nas áreas da sala.



Ao final da manhã, um desafio matemático com padrões foi muito bem superado por todos, com recurso à manipulação de materiais naturais.
Cada um tinha por missão descobrir o padrão presente na sequência de imagens (com os elementos naturais folha, castanha e bolota) e dar-lhe continuidade, usando os próprios materiais, recolhidos na natureza!

Ainda em torno da lagartinha (que continua dentro do seu casulo), aprendemos uma nova canção com mimica com a Guida e a Bia...
 
Fizemos umas lagartas de caixa de ovos e outras com discos de maquilhagem, tintas e água, deitada a conta-gotas para diluir as cores...

Brincamos, recontamos a história da lagarta comilona no flanelógrafo e fizemos educação física no alpendre.


O dia terminou com o aniversário da Su, a quem cantamos os parabéns e desejamos muitas felicidades!

E agora, durante uns dias, a nossa educadora estará ausente, em recuperação, por ter "avariado" um joelho durante a tarde  até breve!

Comentários