Foi do frio que fazia que falamos logo pela manhã, enquanto abrimos o saquinho da I., do Calendário do Advento, que trazia um jogo de associação do número à quantidade.
A Guida trouxe-nos uma experiência sensorial muito simples, onde usamos o tato para descobrir as diferenças entre dois copos de água: uma está quente e outra fria e conversamos então sobre as mudanças de estado físico da água...
Depois revimos o registo do que queríamos fazer para o Natal, marcando o que já está feito e o que ainda falta fazer... era o caso dos bonecos de neve
Como não está a cair por cá, decidimos fazer neve artificial e fomos à floresta da escola buscar materiais da natureza para completar os bonecos!
À tarde foi uma festa de sal e água, que misturamos na quantidade certa para fazer neve artificial...
e daí nasceram muitos
Também não faltaram as brincadeiras e criações habituais!
Na terça, o saquinho do Calendário do Advento trouxe muitos pais Natal para criar, o que calhou mesmo bem, porque a caixinha das surpresas trazia um livro com a história "O primeiro Natal do Pai Natal"!
Continuamos as nossas criações de Natal, brincamos no exterior e, de tarde, aceitamos um desafio e fizemos enfiamentos de contas coloridas
No dia seguinte, começamos com música, feita de folhas de papel, uma atividade dinamizada pela nossa estagiária Margarida, que terminou com um bom relaxamento...
De volta à sala, continuamos as tarefas de Natal a que nos propusemos e brincamos.
A tarde foi cheia de movimento, perícias e manipulações com bolas, mas ainda houve tempo para abrir mais um saquinho do nosso Calendário (falta menos 1 dia para o Natal!) que nos trouxe uma proposta: criar uma rena com um rolo de papel.
A isso nos dedicamos e algumas já seguiram para casa, juntamente com as árvores da bondade que criamos a propósito do livro "A bondade cresce", com a educadora Daniela.
Na quinta-feira, na Casa do Povo de Vila Franca, aconteceu a tradicional Audição de Natal da EB de Vila Franca, apresentada por dois alunos do quarto ano.
Foi um momento muito participado por toda a comunidade educativa, que marcou presença para assistir ao desempenho das crianças do jardim de infância, orientadas pela prof. Marcisa e do primeiro ciclo, orientadas pelo prof. Agostinho, que mostraram o resultado daquilo que aprenderam ao longo do primeiro período nas aulas de música que decorrem do protocolo estabelecido entre a CMVC e a Academia de música da cidade.
De regresso à escola, o saquinho do calendário do V. trouxe-nos o desafio de construir globos de neve de sopro e, claro, não nos fizemos rogados
Na sexta, a terminar estes dias atarefados, organizamos as produções acumuladas, distribuindo-as para cada um decidir se iam para a capa ou para o portefólio.
Decoramos os saquinhos dos talheres, a pedido das senhoras cozinheiras, para o almoço de Natal e fizemos o desenhos para o postal de Boas Festas, onde reutilizamos os enfiamentos de contas coloridas, a nosso gosto.
Abrimos mais um saquinho do Calendário do Advento, o do R., com imagens de Natal para colorir e terminamos com a festa de aniversário da L., que completou 3 anos
Quais "duendes atarefados" (e fofos ), tal como os que saíram de um dos quatro saquinhos que abrimos hoje do Calendário do Advento, o da MJ, dedicamo-nos a terminar tarefas iniciadas, bem como a fazer as que chegaram nesses saquinhos e que incluíram mais bolas de Natal (a dobrar) e mais um globo de neve!
Sobrou pouco tempo, pois ainda terminamos e escrevemos os postais de Boas Festas e brincamos.
Terminamos com a comemoração do terceiro aniversário do nosso mais pequenino, o V., que esteve de parabéns no sábado.
Chegou ao final o calendário do advento colaborativo da Sala 1, hoje que é dia de Natal na escola!
Abrimos os últimos saquinhos, distribuímos as últimas surpresas, escutamos a história do último livro e brincamos ao "Apita do Comboio" a propósito do filme Polar Express, que veio num dos saquinhos, o da C.
Vimos esse filme na TV da cantina, com muita atenção!
De regresso à escola, o almoço de Natal, carinhosamente preparado pelas nossas assistentes
A tarde trouxe mais mimos e surpresas, incluindo a visita tão aguardada do Pai Natal, que nos encheu de abraços!
... e a brincadeira no exterior, proporcionada pelo canhão de neve, que cobriu de branco o recreio, enchendo de encantamento os olhos dos mais pequenos e de alegria todos os presentes.
Experiências só possíveis pela conjugação de esforços entre crianças, docentes, assistentes, pais e Associação de Pais, a quem agradecemos a colaboração!
Para casa seguiram os presentes que cada um criou para a sua família, acompanhados dos votos de...
Feliz Natal
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!