Brincadeiras artísticas e descobertas sobre o tempo e a natureza

A primeira história desta segunda-feira falou-nos do inverno, a estação fria e chuvosa em que nos encontramos, destacando a importância da amizade, que ajuda a aquecer os nossos dias.
Fomos convidados a representar o que nela mais gostamos, coisa que não fazíamos há bastante tempo...

Os mais crescidos deslocaram-se ao pavilhão de Darque para a segunda sessão do Projeto de iniciação à patinagem...

Enquanto isso os mais novos, na sala, se dedicaram a brincar e a fazer o desenho para o livro de aniversário do FR.



A tarde terminou em festa, cantando os parabéns ao único menino da nossa sala (para já...) que já completou seis anos e que ocupa a coluna mais à direita do quadro das idades!


Nesta terça tão fria, observamos o tempo e as roupas que agora usamos e conversamos sobre os animais e como se protegem do frio no inverno, chegando a algumas conclusões: alguns têm pelo e adaptam-se, outros migram para locais mais quentes e outros, ainda, hibernam, ou seja, dormem para poupar a energia de que precisam para se manterem quentes.
Cada um escolheu o seu animal preferido e po-lo a "hibernar" numa "caverna", com recurso a tinta puff, que primeiro preparamos e que depois cresceu no microondas!


A terapeuta Sofia fez-nos mais uma visita, no âmbito do Projeto Palavras com Som e brincamos com os sons iniciais das palavras num jogo de pesca, desenvolvendo, assim, a consciência fonológica.

Um jogo da memória ocupou parte da tarde, juntando a pares alguns dos animais que abordamos.
Concluiu-se com a construção de um gráfico de barras com 4 categorias (hibernam, adaptam-se, migram e seguem a vida normal) que estivemos a analisar, comparando onde tinha mais, ou menos animais e quantos seriam precisos para todas as colunas terem o mesmo número.
A matemática está presente em tudo, não é?

Numa quarta-feira de sol, que começou com muito frio, as conversas andaram à volta da geada que cobria os campos e os carros, e que os pais tiveram de retirar deitando água, para podermos vir para a escola em segurança, bem agasalhados com casacos, gorros, cachecóis e luvas!
caixinha das surpresas trouxe-nos adivinhas, que estivemos a decifrar, começando por ser mais capazes de as ouvir até ao fim... o que nem sempre é fácil 

Terminamos os desenhos do livro "coração de inverno" e as representações em tinta puff da hibernação, que depois cresceram no microondas!



Brincamos, visitamos a Biblioteca Municipal Itinerante, para entregar e requisitar novos livros, no âmbito do Projeto de Leitura em Vaivém, para leitura em contexto familiar.


A tarde foi de brincadeira ao ar livre e Educação física



O tempo atmosférico coloca-nos questões como esta, que surgiu na semana passada.
Já sabemos que a chuva vem das nuvens, mas como é que a água vai para lá?
Estas são as nossas conceções prévias, mas vamos ter de investigar e começamos com uma experiência de fazer chuva dentro da sala!


A nova mesa de luz está a tornar-se um local privilegiado para desenhar, dado o efeito das luzes coloridas sob o papel... até dá para ver o desenho com a folha virada ao contrário!


Brincamos, criamos e fizemos um jogo matemático, onde colocamos pompons coloridos nos gorros da mesma cor, e depois complicamos, associando ao número pretendido, ou a pequenas operações de soma!


O espaço exterior potenciou atividades diversas, como desenhar e jogar ao jogo do galo, usando giz nos quadros pretos e também com a natureza, inventando brincadeiras divertidas!

Nesta sexta, o sol convidava a estar no exterior e a brincar na natureza e com o que ela nos oferece. Assim nasceu uma sopa de pinha (que também poderia ser uma sopa de pedra), à qual fomos acrescentando os ingredientes que encontramos, "para ficar bem", segundo o V (3 anos)

Na sala, após organizarmos as produções da semana, dedicamo-nos a aguarelar, a recortar, a colar e a terminar produções iniciadas, bem como a brincar nas áreas.



O dia terminou com uma brincadeira artística: desenhamos o som, tentando representar no papel as melodias que ouvimos





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