Da água aos seres vivos e da Arte à mesa de luz: "o quotidiano é (mesmo) o projeto dos projetos!" (Staccioli)

A curiosidade é o motor da aprendizagem e a nossa pergunta sobre a chuva ainda não tinha resposta... mas surgiram mais hipóteses neste início de semana!

À procura da solução nos dedicamos, a partir da história da gotinha de água, que construímos com diversas técnicas de pintura (de sopro, de raspar e de respingar) e a quem demos o nome de Ritinha

A história, que foi contada no flanelógrafo pela Bia, mostrou-nos a viagem da gotinha pela natureza e esclareceu a questão de como a água vai parar às nuvens... através da evaporação e com a ajuda do sol!


Alguns quiseram depois representar o ciclo da água, isto é, a forma como a água se renova nosso planeta. Fizeram-no de uma forma interativa e com muito entusiasmo!

Também não faltaram brincadeiras e criações, hoje dentro de portas por causa da e também não houve patinagem.

As nossas dúvidas foram esclarecidas e encontrada a resposta para a pergunta "como é que a água vai parar às nuvens?", com a ajuda importante de uma experiência sobre os estados físicos da água, que reproduziu o que se passa na natureza... fizemos aparecer vapor de água e depois "chuva", com ajuda de um pequeno fogão elétrico e de um prato de vidro.


Representamos a experiência nos cadernos de artes e criamos pinturas que, natural e espontaneamente, tiveram a chuva por mote!


Observamos lá fora algo estranho: a nossa ameixoeira estava a 'dar uvas'... só que não, eram mesmo ameixas, a rebentar em janeiro

Os mais crescidos tiveram hoje uma "sessão de histórias" com a Sofia e a Sara, no âmbito do Projeto Palavras com Som, em torno do livro "Por favor... também se usa!" que relembrou a importância das palavras mágicas e da boa educação

Enquanto isso, os mais novos fizeram uma atividade de discriminação auditiva com sons da natureza!

A água proporciona experiências muito ricas, como a de hoje, dedicada à conservação dos líquidos 

Utilizando recipientes de diversos tamanhos e formas, estivemos a observar (e a pensar, construindo hipóteses) se a quantidade de água era a mesma... mais tarde, no tempo de atividades e projetos, criamos a caixa da água, onde usamos essas e outras diversas formas, funis e instrumentos de medida para experimentar verter, encher, esvaziar... foi uma alegria!
Criamos um ciclo da água para observar à janela, para além dos circulares que continuamos a realizar hoje. Um novo jogo de construção potenciou novas descobertas, grande diversão e criatividade!

As artes também estão sempre presentes, pois os materiais estão sempre à nossa disposição, desde os mais variados riscadores, às tintas... esta criação da L. "Três flores e o sol" foi feita em aguarela!

A tarde foi repleta de movimento, em mais uma sessão de educação física

Na quinta, tivemos uma manhã com o nosso Cantar de Janeiras à comunidade, no âmbito do Projeto Património, Identidade e Futuro, aproveitando este intervalo na chuva e o belo dia de sol que esteve!

Fomos visitar os mais pequeninos à creche, os mais velhinhos ao Lar e todos os outros ao Café Rosas e dois sempre muito bem recebidos, com oferta de alguns mimos.





Acompanharam-nos a prof. Marcisa o prof. Agostinho, para que o resultado fosse o melhor possível!
A tarde foi de brincadeira ao ar livre, porque está foi a última oportunidade de o fazermos, tendo em conta a previsão para os próximos dias...

Sexta é dia de trazer surpresas de casa, porque gostamos de as partilhar com os amigos, mas hoje chegou também um jogo novo à sala: um homem-palito que, além de nos levar a explorar o esquema corporal, através de posições divertidas, nos levou também numa incursão pela Arte de Joan Miró e pelo seu quadro do homem palito!


Dado o mote, lançada a provocação e colocados os materiais à disposição, tentamos reproduzi-lo seguindo algumas etapas: desenhar primeiro a lápis, contornar depois a preto e, por fim, colorindo a aguarela.

E foi bonito de ver o envolvimento no processo, a atenção aos detalhes e também os resultados finais, expostos agora na entrada da sala como se de uma galeria de arte se tratasse!

Já repararam como está mais bonito e organizado o nosso hall, com a valiosa contribuição da Associação de Pais, que nos ofereceu e mandou instalar este armário enorme, para guardar tudo aquilo que precisa de ser guardado? Muito, muito obrigada

Também organizamos as produções da semana, realizamos outras e comemoramos o quinto aniversário da V. que passou um dia muito feliz!

Entretanto, a chegada de uma mesa de luz à sala potenciou experiências diferentes e entusiasmantes

A luz colorida e o seu movimento por detrás dos desenhos incentivou a experimentação, desencadeou o espanto, o encantamento e a criatividade e originou produções livres originais e únicas, à imagem de cada criança!




"A importância de uma coisa há-de medir-se pelo encantamento que a coisa produza em nós
(Manoel de Barros)



E é com muito orgulho que vemos essas produções a ilustrar o cartaz do Seminário Internacional Reggio Emilia, Arte e Educação de Infância, que terá lugar em Viana do Castelo no próximo dia 22 de Fevereiro!

É o @plano.nacional.das.artes e o Projeto Cultural de escola Ser'Arte do @agrupamentoescolasmontedaola em ação!

Bom fim de semana!

Comentários