Regressamos ao jardim num novo dia, mês, ano e estação do ano!
E tudo correu só te rodas, ou não fosse dia de os mais crescidos iniciarem o Projeto de Patinagem. Começaram como "gente grande" escutando atentamente as instruções do prof. Passos e, seguindo-as, aprenderam a calçar os patins, a levantar-se mantendo o equilíbrio e a retirar e arrumar no final.
Os mais novos, que ficaram na sala, conversaram sobre as férias de Natal e exploraram aromas ligados ao Dia de Reis: incenso, mirra e outras especiarias como canela, gengibre...
No tempo de atividades e projetos, houve quem quisesse fazer uma coroa, quem brincasse e também quem preferisse recuperar energias com uma bela soneca 

A terça-feira começou recordando a história dos 3 reis magos, os seus nomes e os presentes que levaram ao menino Jesus, que tivemos oportunidade de ver e de sentir, com recurso aos sentidos da visão, do olfato e do tato.
Organizamos os nossos portefólios, começando por desenhar a sua capa, mas também brincamos e criamos...
O dia terminou com a festa de aniversário do L. que completou cinco anos no dia de Natal
, a quem cantamos os parabéns ao redor de um bolinho caseiro que todos apreciaram.

A manhã começou com Ciência, fizemos uma experiência de flutuação de alguns materiais, partindo das hipóteses que criamos, observamos se se comprovavam ou não. A plasticina "trocou-nos as voltas", pois esse material teve comportamentos diferentes, conforme a forma que lhe foi dada (bola ou taça).
Nas áreas de atividades cada um escolheu o que quis fazer...
A tarde desta quarta foi de exercício físico, em grupos, por estações de atividades diferentes: saltamos, atiramos a bola a uma torre de copos, equilibramo-nos sobre o banco sueco e lançamos a bola uns para os outros!
Quinta-feira, as Artes Visuais ajudaram-nos a representar, com recurso a técnica mista, a história dos 3 reis magos que seguiram uma estrela 
Usamos pintura com aguarelas, recorte, colagem de papel, colagem de sal e pintura de sal, em várias etapas, até obter o efeito final...

Usamos pintura com aguarelas, recorte, colagem de papel, colagem de sal e pintura de sal, em várias etapas, até obter o efeito final...
Todos nos envolvemos ativamente nesta proposta, que surpreendeu e agradou a grandes, médios e pequenos e que resultou em processos desafiadores, apelativos e ricos!
Os produtos, não sendo o mais importante, ficaram também muito interessantes...
O dia completou-se com outro tipo de arte, a Música. Conhecemos e aprendemos a utilizar dois novos instrumentos, o reco-reco e o bloco de dois sons, em mais uma sessão do Projeto "Música a tempo" 

O final do dia foi de partilha com as famílias na EB de Vila Franca e, para além da avaliação de final de período, refletimos todos juntos sobre questões atuais da Educação, com a ajuda do Psicólogo Eduardo, que nos visitou a convite da Associação de Pais.
Na sexta organizamos as produções da semana, incluindo as aguarelas que ontem experimentamos e dedicamo-nos a criar colagens com formas geométricas coloridas...
A autonomia e independência pessoal trabalham-se todos os dias e a colocação da folha no placar, ou a escrita do nome, sem ajuda, são disso sinais evidentes!
Um novo jogo de equilíbrio fez as nossas delícias na área dos jogos de mesa... levando-nos a pensar antes de fazer!
A chegada de uma grande caixa intrigou-nos e levou-nos ao levantamento de hipóteses: o que seria?
Será que conseguem acertar, pelas pistas presentes na imagem?Senão, para a semana verão!
Bom fim de semana 

Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!