Do Carnaval, com o Arlequim e Miró, às emoções...

A semana começou "sobre rodas" com os mais crescidos a participarem em mais uma sessão do Projeto de Iniciação à Patinagem. Já deslizam... e cada vez melhor! 

No final brincamos um bocadinho no parque perto do pavilhão .

No tempo de brincadeira ao ar livre criamos uma piscina para caracóis...
- Mas eles não sabem nadar!
- Não faz mal, a piscina não tem água!

Os mais novos, que ficaram na sala durante a manhã, criaram carimbagens com limão!

À tarde conversamos sobre o Carnaval e o que cada um quer fazer.
Como todos já escolheram os seus fatos, decidimos fazer máscaras e a História do Arlequim serviu de inspiração, ao mesmo tempo que introduziu uma nova forma geométrica, o losango , que se veio juntar às que conhecemos: o , o , o e o e que até já apareceu em alguns desenhos...
- É fácil, são dois V, um com o bico para cima e outro para baixo!

Começamos a terça-feira espremendo limões, pois uma das coisas que queríamos fazer com os que apanhamos na semana passada, era limonada!
E fizemos tanta que chegou para todas as crianças da sala 1 e da sala 2, e foi bebida ao almoço... até houve brinde

Deitamos mãos à obra usando formas geométricas como inspiração para a decoração das máscaras, com desenho, ou pintura, à escolha de cada um.

Brincamos, construímos e inventamos, dentro e fora da sala.


À tarde, os mais crescidos foram com a terapeuta Sofia para mais uma sessão do Projeto "Palavras com Som" e, quem ficou na sala, dedicou-se a vestir o Arlequim, que perdeu o seu fato, com recurso à colagem. 

Continuam a chegar à sala às recolhas de materiais naturais feitas em família, que hoje foram oportunidade para explorações matemáticas...
Após atenta observação, colocamos por ordem decrescente, de tamanhos, os paus e as bolinhas de âmbar trazidos pelo FR. 
No final, contamos quantos paus e bolinhas havia e quantas bolinhas havia a mais do que paus! As camélias e as folhas do G. foram também organizadas da mesma forma, provando que a matemática está em todo o lado, até na natureza!

Fizemos a visita mensal à Biblioteca Municipal Itinerante, onde entregamos e requisitamos novos livros, no âmbito da Leitura em Vaivém do PNL.

Durante o dia demos continuidade às mascaras, com inspiração na Lenda de Arlequim e em Miró, de quem vimos duas "caretas" com formas geométricas.


O jogo dos blocos lógicos, onde estas se incluem, chegou à área dos jogos de mesa e fez sucesso entre os mais pequenos!

Brincamos muito no recreio...
...mas houve várias coisas que não correram bem, pelo que a tarde foi de conversa alargada, ao redor da mesa grande, procurando esclarecer os problemas e descobrir a VERDADE, palavra escolhida para esta semana e também para a mensagem secreta escrita com !

Na quinta recebemos na nossa sala uma visita especial, a professora bibliotecária Carla Pires, que trouxe consigo Luís Vaz de Camões, importante poeta português, autor de "os Lusíadas", de cujo nascimento celebramos este ano 500 anos, numa atividade intitulada "Vamos chatear o Camões".

Conhecemos a história da sua vida (cheia de aventuras boas e más) através de um de nós, que se "vestiu do personagem" e ajudou a contar a sua história.


Aprendemos várias coisas sobre este poeta, que vamos estudar quando formos mais crescidos: que escrevia com uma pena e também que fazia muitos disparates ooops!

Tivemos também aula de música, pelo que esta foi, sem dúvida, uma manhã bem preenchida!

À tarde fizemos Educação Física com a prof. Daniela e demos continuidade às mascaras de Carnaval e às brincadeiras, dentro e fora da sala . Também iniciamos o Calendário das Emoções que nos foi oferecido, começando por abrir a primeira janela...

O dia de sexta começou com as surpresas de casa, que partilhamos em grande grupo.
Os mais crescidos tiveram mais uma sessão do projeto "Palavras com som", com a terapeuta Sofia.
O Calendário das Emoções lançou hoje o desafio de escolherem a uma cor para cada emoção mas, além disso, alguns usaram a pintura e o desenho para as representar...

Durante o dia colocamos mãos à obra, brincando e criando as nossas máscaras, segundo as ideias de cada um. 
Bom fim de semana!








Comentários