Abrimos a semana com os mais crescidos na Patinagem.
Os mais novos escolheram fazer digitinta amarela e foi uma animação!
Descobriram como espalhar bem a tinta na mesa com as mãos, como desenhar com o dedo e, no final, aprenderam a transpor para o papel o que criaram.
De tarde, após as brincadeiras no exterior, tivemos a hora do conto, com "Abelhas, borboletas e jardins", a darem o mote para desenharmos!
O girassol que chegou à nossa sala inspirou pinturas diferentes, usando o papel de alumínio e um borrifador trazidos pela caixinha das surpresas.
Depois, tal como Vincent Van Gogh ( um pintor famoso que gostava muito de girassóis) deitamos mais à obra, em tons de amarelo, verde e preto 

Observamos o crescimento do feijão que semeamos e que já tem raiz e um bocadinho do caule, mas também criamos (desenhos, colagens e pinturas no placar) e brincamos...
Os mais crescidos ainda tiveram outra sessão de "Palavras com som" e o dia terminou concluindo a construção do Lego novo!
O nosso dia começou com a visita da Guida e da Bia, que vieram para construirmos o Hotel para Insetos 

, outra forma de ajudarmos a proteger a natureza! Mas, primeiro, imaginamos e representamos como seria... e surgiram muitas e boas ideias!



Depois de formarmos equipas de trabalho, fomos para o exterior (uma de cada vez) construir um hotel com 4 quartos, mais 2 para borboletas
, que gostam do escuro.

Brincamos no exterior e fizemos construções na areia. Aproveitamos para verificar como estão os comedouros, os bebedouros e a casa-ninho e, enquanto isso, ouvimos cantar os passarinhos!
Vimos alguns comedouros a apodrecer, por isso vamos ter de arranjar outra forma de os fazer 

Transplantamos as ervas aromáticas para a horta e brincamos na sala, onde surgiram espontaneamente oportunidades de mobilizar os conhecimentos que temos adquirido sobre hotéis de insetos, mas também sobre abelhas, inclusive o seu ciclo de vida.
Foi um dia bem cheio este!
No Plano Anual de Atividades da nossa escola encontramos o Dia dos Afetos, comemorado a 14 de fevereiro, data conhecida como São Valentim, ou dia dos namorados.
A este propósito exploramos o livro "De que cor é um beijinho?" e escolhemos fazer "beijinhos de todas as cores" em forma de
para levar para casa, assinalando a importância dos afetos (mimos, carinhos, amizade, amor, palavras doces e bonitas) na nossa vida. Escolhemos usar plasticina que seca ao ar para esses 


















Tivemos aula de música, que incluiu dança...
E, à tarde, uma sessão de Educação Física, orientada pela prof. Daniela.
De seguida houve festa, comemorando o aniversário da nossa educadora 

Nesta sexta, dia de São Valentim, recebemos na sala o próprio (com asinhas e tudo, qual Cupido) ou não tivesse mesmo o nome do santo 

Voltamos a receber a Guida e a Bia, para terminarmos o Hotel dos Insetos, que ficou prontinho com o trabalho da última equipa e já se encontra colocado no nosso jardim!
Fomos então ao exterior, fazer uma visita de reconhecimento e observamos os comedouros destruídos, que teremos de substituir.
Observamos também o resultado da poda de algumas árvores e aprendemos que podar não estraga a árvore, ajuda-a a crescer… apanhamos todos os limões dos galhos caídos e levamos para a sala.
Na próxima semana vamos decidir o que fazer com eles!
Também brincamos nas áreas e, de tarde, construímos o Cartaz da Natureza, onde representamos tudo aquilo que fizemos para a proteger, usando apenas os materiais que nos dá!
Seguiram-se as comunicações e cada um teve a oportunidade de apresentar ao grupo aquilo que fez!
Assim foi esta nossa semana... bom fim de semana 

Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!