A semana maior de Vila Franca começou com as novidades do fim de semana e do Dia da Mãe e ficamos felizes ao ver como as mães gostaram do que preparamos para elas, com amor.
Depois dedicamo-nos a planear a Festa das Rosas e sobre rosas se debruçaram as nossas criações:
Rosas em desenho, que a B. aprendeu com um vídeo e esteve a ensinar e a reproduzir orgulhosamente no seu caderno de artes... outras criações alusivas aí festa surgiram, mas nem todas se terminaram.
Com caixas de ovos começamos a criar rosas e folhas para colaborarmos na decoração de um cesto florido da nossa escola. Pedimos ajuda aos pais e vai ser bom contar com eles, pois o tempo não é muito para a missão a cumprir!
À tarde fez-nos companhia uma história da História de Portugal, o Milagre das Rosas, onde entram D. Dinis e D. Isabel, reis de Portugal.
E depois dedicamo-nos a criar um "milagre científico", fazendo abrir uma "rosa" de papel 




E de rosas se fez esta terça-feira!
Rosas de caixa de ovos, que serviram para matematicar, construir e criar...
Rosas recortadas, coladas e pintadas para com elas "bordarmos" um cesto florido, todo em papel...
E ainda tivemos uma sessão de história com a terapeuta Sofia, do projeto Palavras com Som.
O dia começou novamente em "tons de rosa", observando as bonitas rosinhas de caixa de ovos trazidas de casa, fruto da colaboração das famílias 




Muito obrigada 















Contudo, tivemos de continuar a fazer folhinhas e a pintar algumas rosas ainda sem cor, porque há um cesto (uma tela em branco!) para "bordar com papel"...
A canção "Fui ao mercado comprar...", além de divertida, trouxe-nos um novo legume, que identificamos através de pistas: verdinho, grosso e com cheiro forte: era o aipo, que também serve para fazer rosas, desta vez com recurso à carimbagem 

Brincamos e fizemos corridas de pneus lá fora...
De volta à sala, as muitas pétalas de rosa frescas, oferecidas pelas Estufas de Vila Franca (muito obrigada!) serviram para "cozinhar" em lume brando, extraindo assim o seu aroma, que conhecemos e identificamos como "bom, suave e agradável".
Assim criamos água de rosas! Amanhã vamos filtrá-la e ficará pronta 



Quem tiver aí por casa um frasquinho pequenino, pode levar para a sala, para encher 



O nosso dia de quinta-feira foi preenchido com duas atividades principais:
Bordar a nossa parte do cesto, a papel, com a colaboração das famílias que trouxeram mais rosas. Está o friso pronto, um trabalho dos dois grupos do jardim de infância!
A outra foi, com a água de rosas fazer "massinha de rosas", seguindo a receita, passo a passo e com a colaboração de todos e a ajuda da educadora Daniela.
Depois brincamos com a massinha e também nas áreas da sala...
Está concluído o cesto florido, bordado a papel, pela comunidade escolar da EB de Vila Franca!
Um desafio feito pela Associação de Pais, que foi agarrado com "dedos e alfinetes" por todos, com uma ajuda extra do sr. Carlos, que agradecemos.
Gostamos tanto do resultado que até dançamos o Vira, de alegria 

Durante a manhã assistimos todos juntos às engraçadas histórias de "Cantando Histórias na Biblioteca", pela Tânia Esteves, que nos pôs a todos a cantar e a gesticular 







A "massinha de rosas" continuou a inspirar criações diversificadas, com recurso aos materiais da casinha das bonecas e, na mesa de jogos, algumas novidades geraram muito bom interesse!
Não foi possível ir visitar a casa de uma mordoma, como é de tradição na sexta-feira da Festa das Rosas, para assistir à confeção do cesto, porque o tempo estava muito incerto. Mas vimos as fotos do trabalho a decorrer na casa do nosso M., cuja irmã é mordoma! E foi ela que veio buscar o cesto da nossa escola, para integrar a exposição, na casa do Povo...
Boa Festa das Rosas, bom fim de semana!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!