A semana maior de Vila Franca começou com as novidades do fim de semana e do Dia da Mãe e ficamos felizes ao ver como as mães gostaram do que preparamos para elas, com amor.
Depois dedicamo-nos a planear a Festa das Rosas e sobre rosas se debruçaram as nossas criações:
Rosas em desenho, que a B. aprendeu com um vídeo e esteve a ensinar e a reproduzir orgulhosamente no seu caderno de artes... outras criações alusivas aí festa surgiram, mas nem todas se terminaram.
Com caixas de ovos começamos a criar rosas e folhas para colaborarmos na decoração de um cesto florido da nossa escola. Pedimos ajuda aos pais e vai ser bom contar com eles, pois o tempo não é muito para a missão a cumprir!
À tarde fez-nos companhia uma história da História de Portugal, o Milagre das Rosas, onde entram D. Dinis e D. Isabel, reis de Portugal.
E depois dedicamo-nos a criar um "milagre científico", fazendo abrir uma "rosa" de papel 




E de rosas se fez esta terça-feira!
Rosas de caixa de ovos, que serviram para matematicar, construir e criar...
Rosas recortadas, coladas e pintadas para com elas "bordarmos" um cesto florido, todo em papel...
E ainda tivemos uma sessão de história com a terapeuta Sofia, do projeto Palavras com Som.
O dia começou novamente em "tons de rosa", observando as bonitas rosinhas de caixa de ovos trazidas de casa, fruto da colaboração das famílias 




Muito obrigada 









Muito obrigada 




Contudo, tivemos de continuar a fazer folhinhas e a pintar algumas rosas ainda sem cor, porque há um cesto (uma tela em branco!) para "bordar com papel"...
A canção "Fui ao mercado comprar...", além de divertida, trouxe-nos um novo legume, que identificamos através de pistas: verdinho, grosso e com cheiro forte: era o aipo, que também serve para fazer rosas, desta vez com recurso à carimbagem 

Brincamos e fizemos corridas de pneus lá fora...
De volta à sala, as muitas pétalas de rosa frescas, oferecidas pelas Estufas de Vila Franca (muito obrigada!) serviram para "cozinhar" em lume brando, extraindo assim o seu aroma, que conhecemos e identificamos como "bom, suave e agradável".
Assim criamos água de rosas! Amanhã vamos filtrá-la e ficará pronta 



Quem tiver aí por casa um frasquinho pequenino, pode levar para a sala, para encher 



O nosso dia de quinta-feira foi preenchido com duas atividades principais:
Bordar a nossa parte do cesto, a papel, com a colaboração das famílias que trouxeram mais rosas. Está o friso pronto, um trabalho dos dois grupos do jardim de infância!
A outra foi, com a água de rosas fazer "massinha de rosas", seguindo a receita, passo a passo e com a colaboração de todos e a ajuda da educadora Daniela.
Depois brincamos com a massinha e também nas áreas da sala...
Está concluído o cesto florido, bordado a papel, pela comunidade escolar da EB de Vila Franca!
Um desafio feito pela Associação de Pais, que foi agarrado com "dedos e alfinetes" por todos, com uma ajuda extra do sr. Carlos, que agradecemos.
Gostamos tanto do resultado que até dançamos o Vira, de alegria 

Durante a manhã assistimos todos juntos às engraçadas histórias de "Cantando Histórias na Biblioteca", pela Tânia Esteves, que nos pôs a todos a cantar e a gesticular 







A "massinha de rosas" continuou a inspirar criações diversificadas, com recurso aos materiais da casinha das bonecas e, na mesa de jogos, algumas novidades geraram muito bom interesse!
Não foi possível ir visitar a casa de uma mordoma, como é de tradição na sexta-feira da Festa das Rosas, para assistir à confeção do cesto, porque o tempo estava muito incerto. Mas vimos as fotos do trabalho a decorrer na casa do nosso M., cuja irmã é mordoma! E foi ela que veio buscar o cesto da nossa escola, para integrar a exposição, na casa do Povo...
Boa Festa das Rosas, bom fim de semana!




































Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!