Da Seleção de Portugal, passando por Camões, até às pontes...

A semana começou animada, em tons de verde e vermelho, com todos muito entusiasmados pela vitória da Seleção Portuguesa na Taça da Liga das Nações!

As conversas debruçaram-se sobre isso mesmo: o que vimos ontem (jogo e festejos) fez-nos ficar felizes e pensar um pouco no que aprendemos com a nossa Seleção: a ser amigos, a trabalhar em equipa, a não magoar os colegas e também a saber ganhar e perder!
Depois realizamos a escrita conjunta de uma carta especial  e a elaboração de desenhos para a acompanhar! Para quem será? 

As conversas passaram depois "das seleções para Camões", poeta que celebramos no feriado nacional de 10 de junho.
Recordamos a sua vida em vídeo e exploramos os símbolos que representam a nossa nação (o hino, a bandeira e a língua portuguesa), conhecendo uma canção alusiva a Camões, feita com recurso a IA.
Seguiu-se um desafio: criar em ponto pequeno um busto de Camões, usando barro! 
Uns a duas, e outros a três dimensões, todos conseguimos criar o nosso 

Lá fora observamos um outro busto, o do prof. Alves de Brito, que cedeu o terreno para a nossa escola e falamos sobre o busto e a estátua de Ronaldo, que se encontram na ilha da Madeira.

Num dia de tanto calor, brincamos muito à sombra do grande carvalho do parque

Começamos a terça-feira (depois dos mimos e conversas matinais) explorando uma técnica nova e diferente para decorar camisolas brancas e conseguimos fazê-lo sem usar tintas, nem marcadores, nem lápis, nem corantes!

A hora do conto trouxe-nos "A ponte", uma história de príncipes e princesas que cresceram e querem atravessar a ponte, para conhecer o mundo lá fora... tal como alguns de nós! 
Vão sair do "castelo" do nosso jardim de infância e vão atravessar a ponte, para o primeiro ciclo, onde terão um novo guia, um novo professor(a)
A ponte deu o mote e o desafio foi lançado: construir pontes, usando qualquer material da sala! 
Já construímos muitas, todas diferentes, como verdadeiros engenheiros e arquitetos 
Brincamos, criamos, escrevemos... e descansamos, se e quando precisamos!

Quinta-feira foi Dia da Gratidão
A gratidão é a memória do coração e é também um "tesouro valioso" a aprender, para a vida! 
Que surpresa boa...

À chegada já estava tudo preparado, com carinho e dedicação, pela nossa assistente Su. Foi um dia que ela quis dedicar a agradecer a quem enche os seus dias de cor, risos, birras, choros, mimos e aprendizagem!

Houve surpresas, doces e personalizadas, para todos, grandes e pequenos, criadas pelas suas mãos, com o bom gosto que a caracteriza. Para o lanche fez um bolo de laranja delicioso, com sumo a acompanhar.

Neste dia ainda tivemos aula de música, demos continuidade ao que nos tem ocupado e brincamos.

Estamos todos (educadoras Juca e Daniela incluídas) muito gratos à Su pela ajuda, pelo carinho e por tudo o que aprendemos com ela, todos os dias
Construir pontes, a isso nos dedicamos nesta sexta.
Após as surpresas de casa, logo pela manhã, um desafio:
Construir pontes com papel, tesoura e cola, depois de já as termos criado com Lego, Labolud, peças magnéticas, rolos e pequenos blocos de madeira...

Então criamos as nossas pontes, cada um à sua maneira, com maior ou menor ponderação, criatividade ou empenho... Assim vamos criando também "pontes entre nós" visíveis na forma como nos relacionamos uns com os outros!

Pontes diferentes, coloridas e bonitas... tal como nós!

À tarde o desafio foi diferente:
Conversamos sobre as pontes que conhecemos, as pontes de Viana, e as suas diferenças (cor, material, tamanho...) e o V. falou numa ponte que caiu com um autocarro em cima, há muitos anos, segundo a mãe lhe contou.
Aprendemos então que as pontes têm "pilares" e um "tabuleiro" e estava lançado o mote para solucionar uma nova situação-problema: tínhamos dois pilares e uma folha de papel. 
- Como criar um tabuleiro que suportasse dois carrinhos e, depois, uma ambulância (mais pesada, em madeira)?

Aos poucos, o raciocínio em coletivo foi evoluindo, a folha começou por ser dobrada, ficou com vincos e tornou-se mais resistente! Não tardamos em chegar à dobragem em "leque", a solução final para conseguir suportar o peso pretendido!

Entretanto, os nossos finalistas tiveram uma "sessão de autógrafos", continuando a preparação do que decidiram fazer para a sua cerimónia de transição: a travessia da "ponte"
Bom fim de semana!

Comentários