Brincadeiras, doçuras e travessuras, a propósito de um dia especial!

Segunda, 27

Começou a semana mais assustadora do ano, aquela de que falamos desde o início do mês, cheios de coragem!

Com a estagiária Bruna "aos comandos" conhecemos um novo livro sobre um fantasma que vivia (ou será que não?) numa casa "mal-assombrada", chamava-se "Há um fantasma nesta casa"   
Mas afinal, o que é uma casa mal-assombrada?

- É uma casa que tem lá dentro coisas assustadoras
- Ai é? E será que também existem casas bem-assombradas?
- Sim, são as que tem lá dentro coisas bonitas, como flores, unicórnios, arco-íris...

Voltando ao tal fantasma da história, ele aparecia e desaparecia, tudo por causa de umas páginas diferentes, feitas de um papel especial: o papel vegetal, que nos levou a explorar o que é transparente, translúcido e opaco, conforme deixa passar a luz toda, ou não.

Usamos papéis diferentes para criar "suncatchers" de Halloween e alguns já estão a decorar as nossas janelas!
Assim aprendemos novo vocabulário, contornamos, rasgamos, recortamos e colamos... e percebemos fazendo, como funcionam as coisas!
Brincamos e também desenhamos a grande casa da nossa ideia (aquela que queremos construir).

Também brincamos no exterior, antes que venha a chuva... houve bolos de areia, pegadas e "mãozadas" marcadas no chão e muitos bichinhos que descobrimos lá no meio, entre eles os bichinhos-de-conta.

A tarde trouxe-nos uma brincadeira musical de Halloween a partir de uma música clássica de Edvard Grieg com voz e percussão corporal

Um fantasma está escondido, está escondido, está escondido,

um fantasma, está escondido, aí socorrooo (bis)

Que são brancos, que são brancos, com buracos, com buracos,

que são brancos, que são brancos, aí que medo  (bis)

Um fantasma está escondido, está escondido, está escondido,

um fantasma, está escondido, aí socorrooo (bis)

A MJ fez 4 anos e estivemos a preparar o seu livro de aniversário e a festejar todos juntos com um bolinho caseiro de iogurte que ela ajudou a fazer

Terça, 28

Por aqui surgem ideias todos os dias e as últimas foram estas:
A caixinha das surpresas teve a ideia de nos trazer origamis de Halloween! 
Queríamos enfeitar a sala e, para além dos "suncatchers" que continuamos a fazer, experimentamos assim criar figuras "assustadoras" com recurso à dobragem de papel. É a arte do origami, uma técnica japonesa que não usa tesoura, nem cola, para criar figuras 3D.

A ML deu ainda a ideia de usar os moldes para contornar em cartolina colorida e recortar, para decorar!

Continuamos a representar a ideia da casa num painel, colorindo o telhado, as janelas e a porta com lápis de cera... e também brincamos nas áreas.

Achamos que a sopa também podia ser assustadora e tivemos a ideia de lhe chamar "sopa de gosma" O que é certo é que, até quem ainda não o fazia, a comeu pela sua mão

Brincamos mais uma vez com a música, recordando a de ontem e usando o movimento do corpo e a contagem e formação de grupos nesta, intitulada "noite de Halloween"

Só boas (e muuuitas) ideias numa sala onde "dá gosto ver crianças sendo crianças", segundo uma docente da ESE, que hoje nos visitou

Quarta, 29

Logo de manhã, bem cedinho, ao entrar na sala, escolhemos o cumprimento de Bom Dia e marcamos a nossa presença. Os mais pequenitos já estão bem mais autónomos a fazê-lo...

Ao redor da mesa grande a estagiária Bruna trouxe-nos uma experiência espetacular: o fantasma voador!
É tão simples, que até a podemos fazer em casa, mas sempre com um adulto, ora vejam como:
pegamos num saquinho de chá (quanto mais fino for o papel, melhor), abrimos e retiramos as ervas; estivemos o saquinho até parecer um cilindro e desenhamos dois olhos e uma boca, para parecer um fantasma; pomos o a pé em cima de um prato e acendemos (só um adulto!) um fósforo, que encostamos à cabeça do fantasma! Ele ardeu, ardeu e depois subiu, subiu e desfez-se em cinza... UAU!

Os mais crescidos representaram depois, através do desenho, nos seus cadernos de artes, toda a sequência dos acontecimentos.

Enquanto isso, outro pequeno grupo esteve a fazer desenho de espaço negativo com giz colorido, usando figuras de Halloween

No quadro branco surgiram garatujas que se transformaram em monstros e em fantasmas e, entre os mais pequenos, há quem comece a representar o esquema corporal e quem comece a ser capaz de escrever o seu nome e de pegar na tesoura com eficácia, para conseguir cortar papel.

A curiosidade levou dois amigos a despirem os bonecos para perceber como eram por dentro e a área dos jogos de chão, sempre muito concorrida, estendeu-se à mesa grande, onde as construções magnéticas incorporaram outro tipo de materiais... é a criatividade em ação!


Quinta, 30

Nesta quinta-feira, que começou com música, trabalhamos mais uma vez com instrumentos lúdicos (como o sino e o "traque-traque") e estivemos novamente num elevado nível o que deixa a prof. Marcisa sempre muito feliz!

Na sala, deitamos mãos à obra nas áreas de expressão e organizamos as produções desta semana.
Ficou tudo arrumadinho!

Começamos a preparar o Mapa de Presenças de novembro, pois observamos que o de outubro está mesmo a terminar... quem sabe, já lá escreveu o seu nome, para ficar prontinho para segunda-feira.

Para a parede foi o painel que temos estado a criar para o nosso Projeto de Empreendedorismo...

Isto para além das brincadeiras fazemos e que inventamos:
Desta vez a ideia foi fazer um "colar", através de enfiamento de contas, que era tão grande, tão grande, que até o usamos para "saltar à corda" e para rastejar por baixo

Sexta, 31 - Dia de Halloween

Eis a narrativa da educadora Carina:
Tivemos um dia de Halloween em pleno! Chegamos à escola com uma energia contagiante😀 
Todos quiseram partilhar e mostrar os adereços e os fatos que trouxeram vestidos de casa. 
Criamos um pequeno cantinho para uma sessão fotográfica 😊 
Fizemos expressões muito engraçadas, algumas muito assustadoras😀 

Foi um dia sem as rotinas habituais…
Desenhamos nas abóboras, brincamos nas áreas e exploramos jogos de mesa, de forma individual e a pares. 

De tarde, divertimo-nos imenso com a adaptação do jogo “1, 2, 3 macaquinho do chinês”. 
Foi um desafio não nos mexermos com o peso das abóboras que usamos durante o jogo😀 alguns estavam tão atentos quando nos mexíamos… que lá tínhamos de recomeçar!
Estávamos tão entusiasmados que achamos que foi pouco tempo😀
Ainda terminamos o nosso dia com a partilha das “doçuras” de Halloween😉

Bom fim de semana👻👽💀

Comentários

  1. Que gosto, saber que a minha filha faz parte desta sala, onde as crianças podem ser crianças 🧡 parabéns ☺️rendida a este bom trabalho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!