Dos tesouros da natureza, aos tesouros dos alimentos que nos fazem crescer bem!

Segunda, 13
De casa chegaram muitas caixinhas cheias de tesouros de outono, cuja procura foi realizada em família durante o fim de semana, proporcionando momentos felizes na Natureza:



Elementos naturais como pedras, paus, bolotas, bugalhos, sementes, pinhas e outros que não conhecíamos e fomos pesquisar...
Alimentos como castanhas (com e sem ouriço), tamarilho, nozes, figos, abóbora, uvas, anona, chuchu, milho, cogumelos e azeitonas...
Penas de aves, a concha de um caracol...
Enfim, houve tesouros para todos os gostos, que analisamos com os 5 sentidos: observamos, tocamos, cheiramos, provamos e até os escutamos...😏 
Escutamos???
- Sim! Ouvimos o som das folhas secas, quando as pisamos!

Os mais crescidos terminaram de organizar a sequência do ciclo de vida da bolota.
A M.L. desenhou um "outfit" para um Super herói com o nosso superpoder
identificar os meninos através das suas fotos nos cartões das tarefas... quando estes estão de costas 😲

Começamos a Árvore da Sala 1, colando rolhas para o tronco e aplicando as folhinhas, que somos nós!

Brincamos, dentro e fora da sala e usamos materiais naturais (bolotas e pauzinhos) para jogar ao jogo do galo no chão do recreio

À tarde tivemos a hora do conto e a história foi esta:

Terça, 14
Os frutos de Outono chegaram à sala num cestinho das surpresas, ou não fosse a terça feira o dia delas!
Lá dentro estavam castanhas, dióspiros, maçãs, uvas e uma romã, que exploramos com todos os sentidos e com muita coragem, como nos ensinou ontem a história do Daniel

Observamos as diferentes cores e formas, tocamos as texturas e os tamanhos diversos, cheiramos os seus aromas e depois, cheios de coragem... provamos

A coragem é outro dos nossos superpoderes!
E que bom é descobrir coisas novas através dos sentidos 👨👩

Fizemos quase o mesmo com outros "tesouros de outono" que chegaram hoje de casa, em resultado de uma experiência de recolha em família, que deixou boas memórias (houve quem dormisse com a sua caixinha, antes de a trazer para a sala ).

Brincamos, terminamos coisas que tínhamos iniciado e começamos a construir as nossas capas, escolhendo as cores das laterais, para as montarmos.

Lá fora brincamos e inventamos novas brincadeiras, como usar o giz para desenhar no passeio de betão!

Terminamos o jogo da linguagem (aplicação do TAV) do Projeto DesenrOLA com todos os meninos médios e ficamos a saber que teremos mais uma vez connosco o projeto "Palavras com som", com a terapeuta da fala Sofia,  abrangendo todos os meninos grandes, que bom 

As nossas famílias, solidárias com esta causa, estão a colaborar na recolha de fundos da Liga Portuguesa contra o Cancro e já estivemos a colocar os donativos na caixinha, no âmbito da iniciativa Outubro Rosa

Quarta, 15
Após terem chegado de casa as restantes caixinhas com "tesouros de Outono", que partilhamos ao redor da mesa grande, fomos para a floresta da escola construir mandalas naturais usando todos esses materiais... partindo de um elemento ao centro e colocando outros sempre ao redor, dispostos de forma harmoniosa...




Antes disso, observamos, tocamos e cheiramos algumas coisas diferentes trazidas de casa, como folhas de loureiro ou de chá. 


Também aprendemos a abrir sozinhos umas nozes molares que a Patrícia trouxe e depois comemos esse fruto seco!

Fizemos um jogo de adivinhas sobre frutos e quem conseguiu descobrir a resposta foi colori-lo num painel


Agora que as capas já estão montadas, começamos a decorar com o nosso retrato em sketch, pintando com aguarela

Brincamos e criamos colagens e pulseiras com as tirinhas de cartolina que sobraram das capas

Lá fora, os desenhos com giz no chão têm tido muitos adeptos e as "escavações" continuaram: ontem descobrimos lá no fundo "neve" (areia branca) e hoje "pedras preciosas" (pedrinhas brilhantes).

Com o entusiasmo, enchemos de terra o passeio... mas depois varremos, para ficar tudo limpinho

Quinta, 16
A quinta-feira começou com música e foi novamente um momento muito especial, em que a atenção e a concentração estiveram no máximo e o envolvimento nas atividades foi total. Os mais crescidos são os modelos que os mais novos seguem e todos aprendem reproduzindo as ações que seguem a música, muitas vezes sem ser sequer preciso falar... é bonito de se ver!


Mas não é só ás quintas que a música nos anima! 
Todos os dias escolhemos qual a canção para cantarmos o Bom Dia e as preferidas são as que nos permitem dançar! Das mais variadas formas... até em pares!

Na sala, terminamos os nossos retratos sketch pintados a aguarela e também a Árvore da Sala 1, onde cada um é uma folhinha


Decoramos uma pequena roda dos alimentos, que a educadora da Sala 2 nos ofereceu e transformamo-la num íman para o frigorífico, assim não vai esquecer como é importante uma alimentação saudável para o nosso crescimento harmonioso! Fizemo-lo em pequenos grupos, desta vez por idades.

A propósito desta atividade surgiu uma situação matemática de resolução de problema: uma criança achava que não tinha todas as cores no seu estojo. Disse-lhe que deveria ter 12 de cada (marcadores e lápis de cor, mais um lápis de grafite, o chamado "lápis de escrever e desenhar"). Começou a contar, mas tudo junto, e assim não conseguiu perceber se, de facto, tinha todos os materiais. Então decidiu seriar, separando para um lado os lápis e para outro os marcadores. Assim foi mais fácil contar e verificar se faltava algum e ficou o problema resolvido!

É a este tipo de atenção individualizada, que permite ao adulto ajudar a criança a transpor um obstáculo não resolvendo o problema por ela, que se chama atuar na "zona de desenvolvimento próximo". 

"A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky é a distância entre o que uma pessoa consegue fazer sozinha (desenvolvimento real) e o que consegue fazer com a ajuda de outra pessoa mais experiente, como um professor ou colega (desenvolvimento potencial). É nessa "zona" que a aprendizagem acontece, pois é onde se concentram as habilidades que a pessoa ainda não domina, mas está pronta para aprender com o apoio necessário".(Vygotsky)

O dia terminou com um lanchinho especial, ou não fosse este o Dia Mundial da Alimentação 😛
De casa vieram frutos variados, que se juntaram num delicioso batido, para acompanhar panquecas caseiras feitas com carinho pelas nossas cozinheiras!

Deliciamo-nos, brindamos e até pedimos mais

Sexta, 17
Terminamos a semana na companhia da educadora Carina e esta é a narrativa que partilhou:

Hoje o dia foi uma roda-viva😁 
De manhã, falamos sobre a roda dos alimentos e fizemos um desafio em que cada criança dizia um alimento saudável. Pela primeira vez, conseguimos fazer todas as rotinas do acolhimento e todos realizaram as tarefas definidas no quadro. 
Ouvimos a história “Corre, corre cabacinha” e pintamos abóboras com cotonetes… 

Exploramos o movimento dos tesouros naturais, brincamos nas áreas e no recreio, fizemos o "comboio descarrilado" na transição para o almoço e para entrar na sala e correu mesmo bem😊 
De tarde ouvimos a história “A lagarta comilona” para fazer a transição para a Educação Física.
Os mais crescidos fizeram movimentos mais complexos.  Ainda vamos ter motricidade coreografada😁 
Dividiu-se o grupo em três pequenos grupos, pois as crianças têm ritmos muito diferentes. 

Assim terminou mais uma semana na Sala 1, bom fim de semana!

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