Segunda, 6
O dia terminou em festa, com a comemoração conjunta do aniversário do R.
Terça, 7
Bom fim de semana!
Esta semana começou com a apresentação da Tânia e da Bruna, as novas estagiárias do Mestrado Pré-Pri da ESE de Viana do Castelo.
Contamos as novidades da Desfolhada e do fim de semana e depois, a hora do conto trouxe-nos um novo livro, "A folha que ficou até ao fim" sobre uma folhinha que tinha medo de cair da árvore...
Conversamos um pouquinho sobre esta história, com a qual nos familiarizamos... afinal, todos temos medo de alguma coisa, até os crescidos!
No tempo de atividades e projetos experimentamos o pião (que a prof. Marcisa tinha trazido na primeira aula de música) brincamos e continuamos a criação das nossas caixinhas dos tesouros.
Temos andado interessados nos puzzles, cada vez com mais peças e a área dos jogos de mesa tem, por isso recebido novos jogos, que criam novos desafios!No quadro de distribuição de tarefas entrou uma nova: regar as sementeiras de bolotas, pois a terra tem de se manter bem húmida e devem estar num local quente, mas à sombra.
Também fizemos desenhos para o Livro de Aniversário do R., que hoje cumpriu 5 anos.
Lá fora passamos uma tarde maravilhosa no meio da Natureza e descobrimos que não havia só folhas e bolotas no chão... a O. (3 anos) descobriu e apanhou muitas flores silvestres 

O dia terminou em festa, com a comemoração conjunta do aniversário do R.

O nosso dia começou com os cumprimentos à entrada e a marcação da presença no Mapa de Presenças, as duas primeiras rotinas do dia!
Durante a reunião, ao redor da mesa grande, o G. (5 anos) partilhou a sua caixinha dos tesouros da natureza, que trouxe de casa já (muito bem) "recheada".
Observamos, sentimos e cheiramos algumas das coisas que lá vinham, como as folhas de eucalipto e os frutos de Outono (de que ainda falaremos...).
Brincamos numa área da casinha reformulada (por questões de gestão do espaço) que suscitou outro interesse, enquanto alguns se dedicavam ainda a colorir as suas caixinhas e a colocar a respetiva etiqueta.
Os grandes são folhas castanhas, prestes a soltarem-se da árvore;
Os médios são folhas amarelas, ainda resistentes;
Os pequeninos são ainda folhinhas verdes, acabadas de brotar e que ainda vão permanecer nesta árvore muito tempo 

Utilizamos a técnica de colorir filtros de café com marcadores e depois borrifar com água, para a cor se diluir/misturar... e ficaram a secar.
Com as bolotas, realizamos também uma nova técnica de pintura, onde elas "dançaram na folha", espalhando os pingos de tinta previamente colocados
ao som de uma canção!

Depois do almoço, quem precisou, descansou e nas brincadeiras no exterior o S.(4 anos) apanhou uma bolota com 3 buraquinhos!
Resolveu descasca-la para perceber como era por dentro e descobriu 4 pequenas larvas, duas delas no mesmo buraco!
Foi isso que estivemos depois a observar... à lupa
as larvas do gorgulho da bolota!

Gorgulho é o nome de um inseto (besouro) que faz os buraquinhos redondos nas bolotas, porque tem uma "tromba" (rostro) comprida, que achamos engraçada!
Depois põe os ovos lá dentro e, quando nascem as larvas, elas alimentam-se da semente que está no interior da bolota até crescerem e saírem, já gorgulhos formados!
(Embora danifique as bolotas, o gorgulho da bolota não é tóxico e não representa ameaça à saúde humana, é uma parte natural do nosso ecossistema).
O dia terminou com desenhos, os grandes começaram a fazê-los nos seus cadernos de arte e muitos os imitaram 

Quarta, 8
Depois de tingidos os filtros de café, contornamos a forma da folha e recortamos, ou tentamos, porque alguns são ainda muito pequeninos para o conseguir fazer!
Estiveram a aprender a pegar na tesoura e a cortar pequenos pedaços de filtro...
Assim ficaram prontas as folhas para a Árvore da Sala 1 que vamos criar 

Quando as saudades apertam (apesar de já não haver choros), os abraços de urso dão uma ajudinha e confortam os 





Aprendendo a rodar o pião, descobrimos que um deles escreve e pusemo-lo a desenhar 



Continuamos a pôr as bolotas a dançar no meio das tintas... e que bonitas pinturas criam, com novas cores a surgir! O R. (5 anos) achou que a sua tinha todas as cores de Outono!
No exterior brincamos muito, aproveitando mais uma tarde de sol, com as bolotas a irem para a sala fazer matemática!
Quinta, 9
Brincar (no caso, ao jogo do "esparguete" de piscina)
Lanchar (alimentação saudável!)
Dormir (a sesta após almoço)... são necessidades básicas das crianças a que procuramos dar resposta.
Aprender também é importante, por isso os mais crescidos estiveram a sequenciar o ciclo de vida da bolota, que tanto nos fascina. Primeiro no quadro branco, com imagens, e depois nos seus Cadernos de Artes.
Assim se praticam, por exemplo, a atenção, a destreza manual, a coordenação oculo-manual e as noções de espaço e de tempo...
Alguns dos mais pequenos, ao verem os "grandes" a "trabalhar", pediram para fazer o mesmo
e estiveram a familiarizar-se com a tesoura, a seu pedido, usando folhas impressas que temos à disposição na área do recorte e colagem.

Tivemos aula de música, onde continuamos a aprender uma nova canção de bom dia e tocamos "instrumentos-brinquedo", muito originais: maracas-ovo, palminhas e piões 

Em mais uma tarde ao ar livre (correspondendo a outras necessidades: o contacto com a natureza / materiais naturais e a brincadeira não estruturada), deu gosto observar a evolução nas interações entre crianças de faixas etárias diferentes!
As mais crescidas apreciam ser "o braço direito" das pequeninas e essa empatia é linda de se ver 

Superar o medo de descer o escorrega foi o que a V. (5 anos) conseguiu que a C. (3 anos) fizesse, com confiança e um sorriso no rosto!
Sexta, 10 (com a educadora Carina)
O dia começou com a história "Os esquilos que não sabiam partilhar"
Sexta sim, sexta não, recebemos a visita da Biblioteca Escolar da Escola Carteado Mena, em Darque, com uma nova história para contar!
De tarde, estivemos a fazer deslocamentos no espaço relvado/erva (ficamos tão cansaditos🙏).
Uns não quiserem experimentar à primeira, mas depois já não queriam parar😁.
É um processo de descoberta😊
Ainda conseguimos fazer uma pequena centopeia mágica para relaxar...
Hoje já seguiram para casa as nossas caixinhas dos tesouros!
Sabemos que podemos lá colocar todos os tesouros de Outono que desejarmos❤️ incluindo frutos 😉.
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!