O Nutrilanche e a importância de uma alimentação saudável, todos os dias!

 Segunda, 3

A semana começou ainda com as novidades (doces) do Halloween e seguiu-se uma conversa sobre alimentos saudáveis e menos saudáveis, a introduzir o projeto Nutrilanche, no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde.


Classificamos vários alimentos que ingerimos, habitualmente, ao lanche e colocamos nas diversas caixas. Depois observamos o conteúdo das nossas lancheiras e fizemos o registo, atribuindo o mesmo código de cores aos alimentos que esta continha. Uma forma de tomar mais consciência das nossas escolhas alimentares!

Com a estagiária Tânia "aos comandos", experimentamos a técnica da pintura com cola e sal...

Nesta primeira etapa desenhamos com cola e cobrimos com sal, depois ficou a secar...

Brincamos nas áreas... 

Elaboramos o livro de aniversário para a M.L., que completou 5 anos no sábado. Todos juntos cantamos os parabéns, partilhando um bolinho caseiro e saudável

Na hora do conto a história trouxe sopa, uma panela especial e música

Terça, 4
O dia iniciou-se recordando a história de ontem "A melhor sopa do mundo", através de um reconto especial: uma experiência sensorial de mistura de cores, que resultou numa "sopa" muito colorida

A caixinha das surpresas foi diferente, tinha "mangas" onde colocamos as nossas mãos e braços, procurando descobrir com o tato o que estaria lá dentro!
É grande, ou pequeno?
É liso, ou rugoso?

Assim descobrimos alimentos variados... mas alguns estavam dentro de pequenas caixas fechadas e tivemos de os descobrir com recurso a outro sentido: o olfato
Mais dois Super Poderes para o nosso quadro!
Sentimos, cheiramos, usamos alguns deles para fazer carimbagem e brincamos.

Demos continuidade às pinturas de sal, que já estava bem seco e colorimos com corantes, usando pipetas, ou com aguarelas, conforme a escolha de cada um. Ficaram lindas, com muitas cores e misturas

Uns lápis diferentes e especiais, vindos da Tailândia e feitos com pequenos ramos de árvore, inspiraram criações através do desenho, também elas especialmente coloridas!

As brincadeiras e atividades de nossa iniciativa nas áreas da sala foram muito diversificadas e, entre elas, descobrimos folhas com muitas imagens desenhadas, que quisemos colorir, para depois recortar e criar uma produção de técnica mista! Para continuar...

No alpendre coberto jogamos ao jogo da mosca e foi muito divertido

Quarta, 5
Num dia que "meteu água por todos os lados" e com a eletricidade a ameaçar ir embora, começamos com a sensibilização para o risco sísmico, no âmbito do exercício nacional de cidadania "a Terra treme".

No final, aprendemos e treinamos os gestos importantes, que não podemos esquecer:

Fizemo-lo debaixo da mesa grande, para estarmos protegidos! 
Quando a campainha deu o sinal, às 11h05, fomos novamente para debaixo da mesa, pois já sabíamos o que fazer!

Depois dedicamo-nos a dar cumprimento a mais uma ideia do "Quadro das nossas ideias" :
Fazer um bolo!

Numa semana pós-Halloween especialmente dedicada à importância dos alimentos naturais, só fazia sentido se fosse um bolo saudável... e assim foi, a escolha recaiu num bolo com mel e cacau, que fizemos e comemos ao lanche. Apesar de não ter açúcar, estava delicioso

Continuamos as carimbagens, as pinturas de sal e as colagens com figuras coloridas e brincamos.



À tarde, a Tânia ainda realizou connosco uma experiência científica sobre elementos que se misturam, ou não, com a água, como o sal, ou o óleo.
Quinta, 6
Já sabemos que as manhãs de quinta-feira são cheias de música e de bons momentos, nas aulas de música com a prof. Marcisa: 
Sem precisarmos de ajuda / intervenção do adulto, distribuímos e recolhemos os mais variados instrumentos, cantamos, tocamos, pausamos e "marchamos" de regresso à sala, quando a aula termina, deixando-a sempre de sorriso no rosto com o nosso empenho e concentração!

Como o dia se aproxima, decidimos o tipo de "recipiente" que queríamos fazer para a festa das castanhas, que é já na próxima semana e depois construímos todas as bolsinhas em origami.
 Tivemos de contá-las várias vezes, para ver se tínhamos o número certo - 21!

Terminamos produções iniciadas, começamos outras e ainda distribuímos e organizamos tudo nas capas e portefólios.


E brincamos nas áreas, claro  isso por cá é o "prato do dia" 💓

Sexta, 7
Uma sexta cheia de surpresas vindas de casa, para serem partilhadas com os amigos, brincadeiras novas, como o velhinho "jogo do rapa", picotagens e jogos colaborativos, no tempo de educação física!

Segundo a narrativa da educadora Carina: 
"Experimentamos o jogo das cadeiras no alpendre. Os meninos gostaram muito e continuam a manifestar interesse em participar mais vezes nos jogos. Ficam tão entusiasmados!

Preparamos o livrinho com desenhos para o aniversário da M.A. e celebramos o seu aniversário".
Parabéns à M.A. e à assistente Leonor e muitas felicidades! 
Bom fim de semana.

Comentários