Um ponto... e tudo o que veio depois!

Segunda, 24
A partir de um ponto, tudo pode começar!
Assim é com os desenhos e também com as semanas... esta segunda feira foi o ponto de partida da semana de quem veio ao jardim!

O desafio lançado pela estagiária Bruna incluiu uma folha, um lápis... e a imaginação de cada um! Respondemos criando as nossas "obras-primas" à semelhança da que vimos no livro "o ponto", de Peter H. Reynolds. Este autor canadiano tomou conhecimento do nosso trabalho e deixou no Facebook do Bloguefólio Sala 1,um comentário muito simpático😊


Identificando as suas páginas, referiu: 
Estamos muito animados e felizes em ver toda essa criatividade!!!


Exploramos a sua história e a sequência dos seus acontecimentos, desde que uma menina dizia que não sabia desenhar, até ver a sua "obra-prima" valorizada numa exposição.

Para criarmos também uma exposição com as nossas "obras-primas", resolvemos decorar molduras com materiais diversificados e ao gosto de cada um e a verdade é que já lá estão algumas, à espera da visita dos pais, quando nos levarem à sala.

Demos continuidade à criação de pulseiras, tal como decidimos fazer. 
Serão para vender e angariar dinheiro para a compra dos materiais precisos para a "casa da luz" que queremos construir na nossa sala, no âmbito de um projeto de empreendedorismo.

A tarde, após o "repouso de alguns guerreiros" começou com uma atividade de música, ritmo e percussão corporal e continuou com a animação das atividades e projetos nas áreas.

Despedimo-nos com festa de anos, comemorando os 5 do S. e os 3 da M.L. mana do nosso R.

Terça, 25
A manhã começou recordando a história do livro de ontem e dando-a a conhecer a quem não esteve na sala. 
Nas rotinas diárias, observamos pela janela como estava o tempo e reparamos que os vidros estavam "nublados" o que deu azo a uma conversa interessante entre pequenos "meteorologistas"

- Não é nublado, é embaciado! - disse a ML
- E porque será que os vidros ficam embaciados?
- Porque está frio lá fora
- E está mais quente cá dentro! Assim aparecem gotinhas de água no vidro!

Prosseguimos com a caixinha das surpresas, que nos trouxe o desafio de criar pontos (com tintas e carimbos) dentro de outro ponto (um prato de papel). 

Enquanto isso, outros faziam as suas obras-primas, decoravam as suas molduras para a exposição, ou brincavam nas áreas de atividades.

A tarde foi passada no exterior, brincando na floresta da escola...

O sol parecia estar a jogar às escondidas connosco foi então que demos conta das "imagens" que se moviam no chão!
- São sombras! - disse a C.
Mas o sol escondeu-se e elas desapareceram vamos ter de investigar porquê

Ainda fomos, pela primeira vez, ao campo novo da nossa escola, onde estagiária Bruna desenvolveu connosco atividades de Educação Física

Quarta, 26
O nosso dia teve vários momentos e um deles não ficou documentado nestas fotos: foi uma sessão fotográfica de Natal

Aos poucos, as molduras das nossas obras-primas, criadas a partir do livro "O ponto", vão ficando completas...
e assim estas tomam o seu lugar na nossa exposição  Como gostamos de as apreciar quando ali passamos!


Depois de medirmos a altura de todos, para vermos de que tamanho terá de ser a nossa "casa da luz", hoje estivemos a colocar-nos por ordem...

Fizemos uma escadinha, do mais baixo ao mais alto (ou vice-versa) e agora temos, na janela da nossa sala, uma "cortina" muito especial, feita com fios de lã, cada um do tamanho de um de nós!

Também continuamos a criar pulseiras, desenhos e brincadeiras, dentro e fora da sala. 

Hoje praticamos o jogo "o lencinho vai na mão, ele vai cair ao chão"... e gostamos!
Não faltou o tempo ao ar livre, que dá saúde e faz crescer!

Quinta, 27
Concluímos durante a manhã mais uma aula de música com a prof. Marcisa, em conjunto com a Sala 2, terminando assim a preparação da Audição de Natal, que se realizará na próxima quinta-feira, pelas 10h, aberta a pais e familiares das crianças do jardim de infância e do primeiro ciclo. 
Será um momento de partilha, em comunidade escolar, do trabalho desenvolvido em coadjuvação ao longo do primeiro período.

No momento da refeição é fácil observar como estamos a crescer:
- Os mais velhos começam a tentar usar, com maior eficácia, os dois talheres, para cortar os alimentos e para os levar à boca sozinhos.
- Enquanto isso, os mais novos assumem um papel mais ativo na sua alimentação, pegando na colher para comerem a sopa sozinhos! A autonomia aprende-se e treina-se, até na hora de comer 
Sendo dia de organizar as nossas produções, separando o que vai para os Portefólios, ou para as capas, no final dessa tarefa semanal dedicamo-nos a terminar/fazer algumas que ficaram um pouco "esquecidas"...

Lá fora, a "floresta da escola" tem o dom de aguçar a nossa criatividade, pois lá só existe natureza, não há nada de brinquedos, ou equipamentos... por isso brincamos sempre de formas diferentes! 
Desta vez, alguém inventou uma forma de desenhar inovadora: de rabinho para o ar, deitados nos bancos corridos, riscando na terra com paus, pedras ou pinhas e logo se tornou contagiosa

Sexta, 28
A terminar a semana com algumas "baixas" (de grandes e de pequenos, por doença), foi a educadora Mizé que esteve connosco e juntos passamos um dia bem divertido, dentro e fora da sala!
Começamos por planear no quadro o que queríamos fazer, logo pela manhã...
Bom fim de semana!

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