Segunda, 17
"Nova rubrica com a Educação Pré-escolar:

A tempestade Cláudia foi-se embora junto com o fim de semana e nós aproveitamos logo:
"fugimos" para a floresta da escola, para desfrutar do sol!
Observamos a natureza ainda molhada, vimos poças, muitos paus e pinhas caídos no chão, cogumelos a crescer, descobrimos pequenas sementes nas folhas do pinheiro manso e quisemos enterrá-las.
Corremos, brincamos, desenhamos nos quadros a giz... e voltamos para a sala com as "baterias solares" um pouquinho carregadas!
A hora do conto, conduzida pela estagiária Tânia, trouxe-nos "Um livro" muito especial e interativo, que abriu portas a muitas aprendizagens matemáticas sobre cor, forma e padrão / sequência.
A isso nos dedicamos, completando padrões diversos e criando os nossos, no tempo de atividades e projetos.
Ainda criamos padrões de outra forma, com um jogo de enfiamentos, o que nos deu ideias para as pulseiras e colares que queremos fazer: também podem seguir um padrão!
Outro pequeno grupo ia fazendo o tratamento de dados do Projeto Nutrilanche, que finalizou na passada sexta-feira, contando quantos 

teve cada um, ao longo dos últimos 10 dias.


teve cada um, ao longo dos últimos 10 dias. Enquanto o fazíamos, a ML disse:
- Sabes porque eu não tenho nenhum
? Quando vi que o meu pai ia por chocolate no pão, disse-lhe: não quero, é só para dias especiais!
? Quando vi que o meu pai ia por chocolate no pão, disse-lhe: não quero, é só para dias especiais!
Ao início da tarde assistimos a este pequeno vídeo sobre o dia especial de que falamos logo de manhã:
- Esta semana, no dia da música, também vai ser Dia do Pijama!
O vídeo era sobre isso mesmo, a origem desta comemoração, a Convenção dos Direitos das Crianças e estivemos a conhecer alguns dos mencionados.
Também brincamos, desenhamos e alguns ainda fizeram a pintura de sopro que não tinham ainda realizado.
Neste mesmo dia tomamos conhecimento da divulgação da nossa parceria com o CMeteoDarque, o Clube de Meteorologia da Escola Carteado Mena, a qual se materializou através de uma visita do prof. Licínio Sequeira à nossa sala. Eis a notícia:
Este primeiro episódio marca a abertura de uma nova rubrica: "Eu é que sou... meteorologista!"
Inspirada no "Eu é que sei" da Rádio Comercial, demos a palavra às crianças para nos falarem sobre o que sabem das diversas condições atmosféricas...
Este foi dedicado à chuva
e eis um pouco do que disseram 
e eis um pouco do que disseram 

De pequenino se torce o pepino, certo?
Com mais esta nova rubrica, o CMeteoDarque tem como objetivo perceber e partilhar como são vistos alguns fenómenos meteorológicos e climáticos pelos mais pequeninos do agrupamento, contribuindo também para a sua aprendizagem sobre estas temáticas...e não só.
Em parceria com a Educadora de Infância, Maria Jesus Sousa, a “Juca”, a quem desde já agradecemos a receção imediata e disponibilidade para esta iniciativa, foi possível também criar um hino para a rubrica e cantá-lo, para além dos desenhos do meteorologista.
A não perder mesmo
CMeteoDarque...o tempo que une
Visite a nossa estação em:
https://www.ecowitt.net/home/share?authorize=S0W7FJ
Espreite também a nossa WebCamDarque:
https://www.ecowitt.net/home/share?authorize=QUDENS...
Siga e partilhe-nos:
https://www.facebook.com/profile.php?id=61551821711548
CMeteoDarque...o tempo que une
Visite a nossa estação em:
https://www.ecowitt.net/home/share?authorize=S0W7FJ
Espreite também a nossa WebCamDarque:
https://www.ecowitt.net/home/share?authorize=QUDENS...
Siga e partilhe-nos:
https://www.facebook.com/profile.php?id=61551821711548
Terça, 18
O tempo ao ar livre na floresta da escola proporciona-nos um contacto com a natureza como ela é, e é fascinante ver como nos envolvemos com ela, fazemos perguntas, exploramos os diversos materiais naturais e criamos brincadeiras com eles... hoje fizemos pesquisas no Google Lens para descobrir o que era, ou como se chamava uma folha, um pau, ou uma semente.
Descobrimos que os eucaliptos têm "glóbulos" que desentopem o nariz e ampliamos o vocabulário com novos termos como musgo, ou líquenes. Aprendemos que nunca se deve tocar nos cogumelos, pois não sabemos se são venenosos e brincamos, ao sol e à sombra dos pinheiros mansos...
Na sala, a caixinha das surpresas trouxe-nos o livro "Alinhas?" e, juntando os pontos e as linhas, começaram a nascer as pulseiras que decidimos fazer...
Também a "linha" da fita métrica foi usada para começarmos a medir a nossa altura, para assim sabermos de que tamanho terá de ser a nossa casa!
Continuamos o tratamento de dados do Projeto Nutrilanche, que estamos quase a terminar.
Brincamos com a música e o movimento, com recurso a lenços coloridos de organza...
Brincamos, descobrindo novas formas e cores que nos fascinam e interrogam, levando a novas descobertas e desenhamos com pontos e linhas, à medida da nossa imaginação!
Quarta, 19
Continuamos empolgados com as brincadeiras e explorações ao ar livre, na floresta da nossa escola. Entre árvores, terra, pedras, toros e paus, galhos, erva e bichinhos pequenos, descobrimos, perguntamos e aprendemos coisas novas todos os dias!
Gostamos de procurar no Google Lens os nomes das coisas que não conhecemos (pedacinhos de plantas, ou de árvores) e ficamos fascinados com os seus nomes, que despoletam perplexidades e novas curiosidades! Hoje até assistimos a uma dramatização no exterior

Também foi dia da primeira visita à Biblioteca Municipal Itinerante, onde requisitamos um livro para Leitura em Vaivém em contexto familiar.
Brincamos com "contas às cores" e sinais matemáticos e descobrimos cores secundárias a nascer nas nossas mãos
a partir destas três, as cores primárias 


a partir destas três, as cores primárias 


Continuamos os padrões, coloridos ou com autocolantes, que nos ajudam a estruturar as pulseiras que estamos a criar...
Terminamos as medições da nossa altura e (quase) o tratamento de dados do Projeto Nutrilanche...
Bem como completamos a primeira fase da documentação do nosso Projeto de empreendedorismo;
E, claro, brincamos! 

Quinta, 20 - Dia Universal da Convenção dos Direitos da Criança
Conhecido por 'Dia do Pijama', comemora-se a 20 de novembro, data da sua publicação.
Por cá, comemoramos lembrando alguns dos direitos mais simples e importantes: o nome, a nacionalidade, a família, a escola, a saúde...
Vestimos o pijama porque gostamos
é fofinho e confortável e demos abraços quentinhas ao início da manhã.
é fofinho e confortável e demos abraços quentinhas ao início da manhã."O pijama é um aconchego da família,
E a família é um direito da criança" 

Destacamos o direito a crescer no seio de uma família e representamos a nossa através do desenho, para criar uma surpresa a enviar para todas as famílias da Sala 1 (que ainda não ficou pronta, aguardem!)
Mas este dia começou com aula de música, em conjunto com a sala 2, e mais tarde desenhamos as nossas famílias, para fazermos uma surpresa 

Claro que também brincamos dentro e fora da sala e o almoço foi-nos servido por uma 'girafa'
.
.Foi uma semana mais pequena, mas intensa, rica em aprendizagens e muito produtiva!





































Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!