A preparar o Carnaval... com os pés na Terra e a cabeça na lua ;-)

Segunda, 2

Entramos em fevereiro numa semana com muita, muita chuva... é o inverno, em força!
Mas não nos impediu de começar sobre rodas, pois é dia de Patinagem...
Na verdade, as nossas segundas-feiras começam sempre a dois ritmos:
- Os mais crescidos seguem logo na carrinha para a sessão de Patinagem, sendo que estão cada vez mais ágeis  e mais equilibrados!

Enquanto isso, os mais novos seguem para a sala, para contar as novidades do fim de semana e fazer as rotinas.
Depois todos se juntam e foi nessa altura que continuamos a planear o Carnaval (mas ainda não terminamos, porque temos meninos a faltar...)

A propósito do sol e da lua que fizemos na semana passada, e já estão no céu da sala, tem surgido muita curiosidade... falámos da lua e o G. desenhou um meteorito, que quis partilhar com os amigos. 
Deu logo "pano para mangas" ...

A tarde começou então com pesquisas sobre os meteoritos e o que causam com o impacto quando caem, como as crateras que se formam na lua.

Até espreitamos a primeira viagem do Homem à lua, em 1969, da qual vimos um pequeno vídeo, que aguçou a curiosidade sobre os astronautas! 
Estivemos então a observar com muito interesse este vídeo, para saber como se vive dentro de uma nave espacial...

Entretanto, outro pequeno grupo decidiu pintar a lua mas, primeiro, teve de fazer a cor certa da tinta: misturar branco e preto para criar o cinza que escolheram. E logo outros se juntaram e nasceram muitos quadros sobre a lua , todos diferentes! 


As brincadeiras nas áreas, especialmente na casa e mesa de luz, continuam animadas, assim como animada foi a festa de aniversário da assistente Ira (que fez anos no sábado), com que terminamos este dia.

Terça, 3
Começamos o dia com uma PRÉ História sobre o Carnaval no céu, por causa de andarmos às voltas com o sol e a lua  e os mais crescidos tiveram mais uma sessão do Projeto "Palavras com Som" com a Terapeuta Sofia, desta vez com rimas.

Depois, ainda a propósito do meteorito desenhado pelo G., realizamos uma experiência para observar como a sua queda impacta na superfície da lua... usamos farinha e cacau (para a superfície da ) e uma pedra (para o meteorito) e simulamos a velocidade do impacto atirando-a com força.
No final observamos "crateras", parecidas com as da lua!

Também continuamos as pinturas da lua, pois alguns ainda queriam fazer as suas...

Nas áreas, os livros com têm sido um sucesso e todos os dias descobrimos coisas novas neles!

Na mesa de luz usamos canetas de tinta invisível , que também têm uma pequena lanterna, mas de luz negra, que revela o que foi escrito / desenhado... UAU

A areia cinética chegou à caixa sensorial... e foi espanto e o encantamento! A dureza e a maciez, a moldagem, as formas, a textura ...
outro momento UAU!

Ainda houve projetos individuais interessantes: uma bailarina com plumas, técnica mista com diversos materiais; um desenho a que se seguiu uma foto trabalhada com IA para ficar parecida e um chapéu de Carnaval construído com o cartão canelado que sobrou da

Só fomos 13... mas hoje valemos por muitos

Quarta, 4
Começamos o nosso dia mostrando a quem regressou o que temos andado a fazer... puderam também recriar a experiência do meteorito e, quem quis, realizou a prova do cacau puro que, como pudemos testar, tem um sabor bem diferente do chocolate!

Mas a "receita" de hoje foi diferente:
depois de observarmos as nossas pinturas da lua, vimos que as luas eram todas planas...
- Mas a lua tem crateras, não é lisinha!
Então testamos uma receita de Puffy Paint (tinta em relevo) para representar a lua como deve ser!

A base foi papel de aguarela e as aguarelas preencheram os nossos "céus", onde depois uma "lua com piquinhos" nasceu. Esta tinta tem uma textura macia e em relevo, depois de secar vamos ver melhor o efeito final.


Nas brincadeiras habituais nas áreas, destacou-se o desenho com canetas de tinta invisível na Casa da Luz e a manipulação da areia cinética, para além de iniciativas individuais diversas...

De tarde demos início à decoração das nossas máscaras, sendo que alguns escolheram o sol e a lua como inspiração.

E foi só deixar fluir a inspiração e ver o que nascia das nossas mãos... a mesa grande ficou bem cheia neste final de dia!

Quinta, 5
A manhã começou com música, ou não fosse quinta-feira! A pedido, colocou-se música animada, para escutar ou para dançar, conforme os gostos... uma delas foi "Como tu e a lua", de Irina Barros e gostamos muito, já andamos a trautear o refrão!

Seguiu-se uma aula de música com a prof. Marcisa, em conjunto com a sala 2, onde aprendemos a tocar tambores (os mais crescidos) e cocos (os mais novos), assim como dançamos a pares, com "voltinhas" e tudo 💃🕺

No final, estávamos mesmo a precisar de libertar as energias acumuladas por tantos dias seguidos de chuva, por isso fomos ao alpendre (o único espaço que temos) correr, saltar e gritar!
Há que mexer o corpo para a cabeça funcionar melhor, principalmente em semanas assim chuvosas ☔

À tarde, após a organização das produções da semana, dedicamo-nos a continuar as máscaras e a brincar. 

Numa dessas brincadeiras, um pequeno grupo replicou, "tim tim por tim tim", a aula de música da manhã!
É o jogo simbólico em ação...

Sexta, 6
Fica a narrativa da educadora Carina:
Ai que dia😀 Parece que estivemos todos movidos com energia extra😀 
A quantidade de descobertas, de projetos, de experiências, de ideias a que nos dedicamos hoje😀 Terminamos o dia capazes de voltar ao acolhimento e começar tudo de novo🤣 
Não queríamos que o dia terminasse😊 
Demos continuidade à construção das máscaras para o Carnaval...

Construímos um Jogo do Palhaço para jogar em grupo e um outro Jogo do Palhaço para jogarmos individualmente. 

Como todos queriam um desses jogos para levar para casa, decidimos começar esse projeto, dando continuidade nas próximas semanas. 
Ainda exploramos livremente outras possibilidades e terminamos com um aniversário da Sala 2. Estamos todos muito entusiasmados com a comemoração do Carnaval!

Bom fim de semana!

Comentários